Resiliência

Resiliência

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Pessoas loucas fazem pessoas sãs agirem loucamente!!!!




Um grupo de sábios judeus reuniu-se para tentar criar a menor Constituição do mundo. Se alguém fosse capaz de definir – no espaço de tempo que um homem leva para equilibrar-se em um só pé – as leis que deviam reger o comportamento humano, este seria considerado o maior de todos os sábios.

“Deus pune os criminosos”, disse um.

Os outros argumentaram que isto não era uma lei, mas uma ameaça; a frase não foi aceita.

“Deus é amor”, comentou outro.

De novo, os sábios não aceitaram a frase, dizendo que ela não explicava direito os deveres da humanidade.

Neste momento, aproximou-se o rabino Hillel. E, colocando-se num só pé, disse: “não faça com seu próximo aquilo que você detestaria que fizessem com você; esta é a Lei. Todo o resto é comentário jurídico”.

E o rabino Hillel foi considerado o maior sábio de seu tempo.



Tapando o sol com a mão



Um discípulo procurou o rabino Nahman de Braslaw:

“Não continuarei mais meus estudos dos textos sagrados”, disse. “Moro numa pequena casa com meus irmãos e pais, e nunca encontro as condições ideais para concentrar-me no que é importante”.

Nahman apontou o sol, e pediu que seu discípulo colocasse a mão na frente do rosto, de modo a ocultá-lo. O discípulo fez isto.

“Sua mão é pequena, e, no entanto conseguiu cobrir totalmente a força, a luz e a majestade do imenso sol. Da mesma maneira, os pequenos problemas conseguem lhe dar a desculpa necessária para não seguir adiante em sua busca espiritual”.

“Assim como a mão tem o poder de esconder o sol, a mediocridade tem o poder de esconder a luz interior. Não culpe os outros por sua própria incompetência”.